5 projetos de marca para supermercado para se inspirar!

Se você tem dificuldades de enxergar uma forma de diferenciação no segmento de supermercados, este artigo é pra você. Boa leitura!

Compartilhe esse post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O segmento de varejo sempre foi muito desafiador para nós, comunicólogos. Para a publicidade é um prato cheio de possibilidades, já para o design pode ser assustador, visto a grande velocidade (e voracidade, rs) que o mercado age e reage!

Quando o assunto é supermercado o buraco é ainda mais embaixo! Como construir uma estratégia de marca e posicionamento num ambiente tão “commodity”? Como de fato se diferenciar quando todos os players vendem os mesmos produtos pelos mesmos preços (praticamente)?

Se alguém tiver ideias e respostas já solta aí nos comentários.

Por aqui acreditamos e incentivamos nossos clientes que uma loja bem planejada, que seja no mínimo mais confortável que a do seu concorrente mais próximo, aliada a um bom mix de produtos e à prestação de SERVIÇO são as chaves para o sucesso. 

Veja o projeto Madeira Supermercado completo > aqui <

 

Enxergue o negócio como um SERVIÇO!

Sim! Supermercado não pode pensar que VENDE PRODUTOS. Eles prestam SERVIÇO! E quanto mais exigentes e coerentes com as próprias promessas de entrega, mais clientes fiéis eles terão.

Quer jogar o concorrente no chão? Além de prestar um bom serviço em TODOS OS SETORES DA LOJA, foque também em criar simples EXPERIÊNCIAS que vão marcar de forma positiva o seu negócio.

Quando esse dever de casa é feito pelos empresários em suas lojas, cabe a nós, profissionais de marketing, alinhar a PROMESSA de entrega ao discurso em forma de COMUNICAÇÃO. 

O design como pilar na estratégia de branding

Nas imagens desta postagem vimos 5 exemplos em que a linguagem visual está de forma concisa, potencializando e equalizando a comunicação com as promessas de cada uma das marcas. Esse é um dos pilares de um bom projeto de branding.

Entenda que toda marca é uma promessa e promessas devem ser cumpridas. Se o seu supermercado “grita” que tem a melhor carne ou padaria, o que de fato você está fazendo para entregar esse “melhor”? E como esse “melhor” é percebido pelos seus clientes? 

Guarde bem essa palavra: PERCEPÇÃO. É através da percepção que o seu cliente fará o “julgamento” da experiência que ele teve dentro de sua loja.

Quer a dica de ouro? Trabalhe duro para que eles percebam cada vez mais os detalhes da sua entrega. NUNCA menospreze os detalhes! É aqui que a magia acontece. É aqui que o cliente se encanta. 

 

A magia acontece nos detalhes

Selecionar os melhores produtos, deixar as gôndolas arrumadas e ter um preço justo há muito tempo deixou de ser diferencial, isso é no mínimo uma obrigação.

Foque no treinamento da sua equipe, no atendimento de excelência, abuse do efeito encantamento, crie uma comunicação que se conecte de verdade. Surpreenda! Use a tecnologia, abuse da arquitetura, invista em design, devolva algo pra sociedade e principalmente invista em PESSOAS, pois você não vai conseguir construir e manter uma rede sozinho!

Depois que tudo isso estiver “redondo” (nunca vai estar rs) padronize os processos e trabalhe para que eles sejam mantidos e aplicados de fato.

Veja o projeto Bigmais completo > aqui <

Construa a sua cultura de marca

Sabe o que acontece depois disso? Você terá construído uma CULTURA!!!! E sabe o que as pessoas fazem quando se identificam com uma cultura? Elas se juntam aos seus valores e constroem um novo futuro.

Trabalhe até que seus melhores clientes sejam advogados da sua marca e trate-os como se eles estivessem co-liderando junto contigo.

Acreditamos que esse é o modelo de construção coerente com o mundo de consumo atual, não importa o tamanho, local ou categoria de mercado.

Observação importante: É muito mais fácil fazer isso enquanto seu negócio ainda é pequeno!

Faz sentido para você? Deixe seu comentário e envie para a primeira pessoa que você lembrou quando leu!

Abraços, até a próxima!

Mayer Lana

Mayer Lana

Designer e Diretor de criação da Agência Mosca

5/5

Inscreva-se para receber novos conteúdos

Mantenha-se atualizado e aprenda com os melhores

MAIS ARTIGOS

Quer potencializar o seu negócio?

Chame agora no Whatsapp!