Compartilhe:

De origem grega – synergía – esta palavra tem um significado e enorme importância não só no contexto do marketing, da propaganda, mas de qualquer negócio e também no âmbito pessoal. A grosso modo, sinergia quer dizer cooperação, um trabalho ou esforço conjunto para realizar determinada tarefa, aquele momento em que o todo é maior que a soma das partes.

 

No que tange aos serviços de propaganda e marketing, a sinergia entre cliente e agência é uma condição sine qua non para o sucesso na realização dos serviços. Esta conexão começa no atendimento – momento em que são transmitidas as demandas – passa pelo planejamento – quando são traçadas as estratégias – até a execução – quando é colocado em prática tudo o que foi devidamente pensado previamente, visando o alcance de determinado resultado/objetivo.

 

Se uma informação não é transmitida com organização e clareza, isso certamente poderá abrir margem a um eventual engano ou erro de comunicação dentro da estratégia, prejudicando os esforços. Se não há um planejamento prévio do cliente, com uma visão clara dos objetivos, recursos que podem ser alocados e prazos, todo empenho da agência também pode ser em vão. 

 

Portanto, é preciso insistir, o sucesso de qualquer ação de propaganda e marketing passa necessariamente pela compreensão de que o trabalho é conjunto, ambas as partes devem estar devidamente engajadas no intento. Nem mesmo a melhor e mais experiente equipe será capaz de executar com perfeição um serviço de caráter publicitário sem um “problema” claramente exposto. 

 

A análise de cada caso requer o olhar atento de ambas as partes (cliente e agência) pois cada qual possui um amplo arcabouço de conhecimento: um acerca do negócio, outro, das técnicas e ferramentas de marketing. É na soma, no entendimento do contexto de cada situação, que surgem as soluções criativas, as ideias geniais, que normalmente, otimizam recursos, tempo e, consequentemente, trazem os melhores resultados.   

 

Quando falamos do relacionamento entre empresa e cliente em momentos de crise como o que vivemos em decorrência do novo coronavírus (covid-19), nossos principais canais de comunicação se tornam digitais, criando assim um contato mais ágil e de forma mais prática entre as partes envolvidas.

 

Não dá para negar que essa pandemia pegou todo mundo de surpresa. Quando falamos que é de suma importância esse contato, estamos querendo dizer que a sinergia entre o cliente e a empresa deve funcionar de forma eficiente para que consigam traçar novos planos e estratégias de trabalho para se re-adaptarem a esse “novo mercado”.

Compartilhe:

Não perca mais tempo!

Inicie agora um projeto conosco.

Iniciar uma conversa
1
Fale agora com um especialista!
Vamos iniciar um projeto?
Powered by