Inbound Marketing e a importância dele para seu negócio

O princípio do inbound marketing é atrair o consumidor com informações de interesse, úteis e que geram reações positivas nas pessoas resultando em vendas e relacionamento.

Compartilhe esse post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Atualmente, temos visto e aprendido diversas formas de trabalhar a venda e divulgação de um produto. Fazer com que as pessoas conheçam e se interessem por seu serviço é a principal missão dos empresários e gestores. Por isso, muitas estratégias e ferramentas estão sendo utilizadas principalmente com as facilidades de engajar e entreter através das mídias sociais. Aqui neste artigo, você irá aprender sobre o que é Inbound marketing e a importância dele para seu negócio.

Até pouco tempo, a forma de anunciar e fazer com que sua marca ou serviço fosse conhecida era através de interrupções. Conteúdos que eram consumidos por “obrigação” e que nem sempre traziam bons resultados, além de não poderem ser medidos com precisão.

O modelo “antigo” de propaganda na televisão, anúncios publicitários invasivos, são exemplos opostos ao inbound marketing. A eles damos o nome de outbound marketing. Mas este não é o foco deste artigo. 

No inbound marketing, a ideia é atrair o consumidor com informações de interesse, úteis e que geram reações positivas nas pessoas resultando em vendas e relacionamento.

O que é o inbound marketing e como funciona

O conceito principal do inbound marketing é de trabalhar conteúdos relevantes e que atraia clientes em potencial. Ao invés de você ir até ele com anúncios e formas de contato direito para que o consumidor passe a te conhecer. Por isso, a técnica une um conjunto de estratégias para fazer com que as pessoas venham até você, com interesse naquilo que o seu negócio tem a oferecer. 

Mas isso não significa que a partir do primeiro contato que o seu cliente em potencial terá com você já resultará em vendas, porém, a ideia é que a fixação positiva te torne referência e em um determinado momento ele possa optar por adquirir o seu produto ou realizar um serviço.

As principais estratégias desta técnica para conseguir atrair seus clientes em potencial, são através do marketing de conteúdo, tráfego orgânico e pago. Explorando-os da forma correta, irão converter em leads os possíveis consumidores ideais dos seus produtos e serviços.

inbound marketing

Como funciona o Inbound Marketing 

Para conseguir chegar ao objetivo final desta metodologia e alcançar resultados positivos, o inbound marketing segue cinco etapas principais que chamamos de funil:

    1.  Boca de funil: Atrair a atenção da persona (público ideal)
    2.  Meio de funil: Converter este público em leads
    3.  Meio de funil: Manter uma rotina de relacionamento e encantamento
    4.  Fundo de funil: Fazer a oferta e efetivar a venda
    5.  Análise: Medir os resultados

Outra vantagem é que fechando este ciclo de maneira correta os clientes se tornarão automaticamente propagadores da sua marca.

Mas cada etapa desse processo deve ser realizada com muita precisão e planejamento. Desde a produção dos conteúdos ao zelo no relacionamento com o futuro cliente.

Dessa forma, você garante que além de executar um marketing com custo mais baixo em relação às mídias tradicionais, a possibilidade de divulgação e aceitação dos seus serviços e produtos são maiores. Assim sendo, você pode também acompanhar mais de perto os resultados e se necessário traçar novos objetivos e metas através desta metodologia.

Além de clientes satisfeitos, você alcança a fidelização e posiciona sua marca.

E qual a importância disso para o meu negócio

É importante compreender a importância do novo comportamento dos consumidores e adaptar a forma de atrair a atenção para o seu negócio. Portanto, para isso, precisamos aprender a utilizar todas as estratégias disponíveis.

O inbound marketing é uma opção extremamente viável, visto que a maioria das pessoas passam grande parte do seu tempo resolvendo problemas e procurando soluções na internet.

Este recurso alinhado de forma estratégica com seu time comercial vai aumentar a visibilidade de seu negócio. Além disso, irá diminuir o custo de aquisição de seus clientes, atrair clientes em potencial, manter relacionamento e otimizar o processo de vendas.

E se você está disposto a alcançar novos resultados, entre em contato com a Agência Mosca. Estamos no mercado há 15 anos e desde então ajudamos empresas a se posicionarem no mercado. Além disso, a conseguirem avanços significativos em seu nicho através dessa e outras estratégias de marketing.

Espero ter contribuído. Avante!

Mayer Lana

Mayer Lana

Designer e Diretor de criação da Agência Mosca

5/5

Inscreva-se para receber novos conteúdos

Mantenha-se atualizado e aprenda com os melhores

MAIS ARTIGOS

Comunicação
Mayer Lana

Um jeitão da televisão do passado

Meio que na contramão do que acontece no mercado, o SuperBowl 54 teve um ar de revival, com muita emoção, diversos lançamentos e comerciais de longa duração

MAIS PROJETOS DA MOSCA

Quer potencializar o seu negócio?

Chame agora no Whatsapp!