Branding: 10 passos para construir uma marca forte

Projeto de branding: 10 passos para construir uma marca forte, mesmo se a sua empresa for pequena ou média

Compartilhe esse post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Branding é basicamente a gestão de marca do seu negócio. Embora pareça muito abstrato, é totalmente possível almejar um espaço específico na mente e no desejo do seu público-alvo. Mas para isso, existem diversas estratégias que conheceremos a seguir, e você vai aprender no artigo “Branding: 10 passos para construir uma marca forte.”

branding 10 passos marca forte

Pense em um refrigerante. Agora pense em uma lã de aço. Agora pense em um restaurante fast-food que vende umas batatas deliciosas. Pensou? Deixe eu adivinhar, suas respostas foram Coca-cola, Bombril e Mc Donald’s, acertei?

Embora essas empresas entreguem produtos muito diferentes, elas têm mais em comum do que você imagina: todas são consideradas referências em gestão de marca. E o fato delas sempre serem lembradas em suas categorias diz muito sobre isso.

Branding é um conjunto de estratégias para garantir que um produto seja lembrado pelas pessoas. E não se engane, sua empresa não precisa ser “grande” para começar a fazer a gestão da sua marca. No entanto, você com certeza precisará de branding se quiser crescer.

Por isso, aqui iremos mostrar como garantir que o seu negócio tenha uma marca que ocupe um espaço na mente do seu público. Você vai entender como funciona um projeto de branding do começo ao fim. 

Por que o branding é tão importante

Você já se perguntou por que algumas marcas se destacam tanto enquanto outras passam despercebidas? Tudo começa com o que chamamos de conexão. Nós gravamos memórias, boas ou ruins, a respeito daquilo que consumimos.

Aí na sua cidade deve ter um restaurante que todo mundo gosta, uma sorveteria que todo mundo conhece ou aquele pão que é o melhor da região. Pense nos pequenos e médios negócios que de alguma forma marcaram a sua memória. Talvez eles não tenham feito isso propositalmente, mas com as técnicas certas é possível provocar esse efeito e garantir uma posição estratégica na memória das pessoas que você quer atingir. 

Mas, para isso, você precisa entender que branding é mais do que apenas a identidade visual de uma empresa. Até mesmo profissionais da área de marketing se esquecem disso às vezes. 

Nós aqui da Mosca entregamos aos nossos clientes um projeto de branding completo. Afinal, as definições corretas são importantes para que a sua empresa, independente do tamanho, transmita confiança, profissionalismo e assertividade para o público.

Branding: 10 passos para construir uma marca forte

Baseado no que fazemos todos os dias aqui na Mosca, conheça as 10 etapas essenciais de um projeto de branding:

01 . Briefing (de verdade)

Começar um projeto de branding exige uma compreensão clara de onde estamos e onde queremos chegar. Por isso, o primeiro passo é analisar o cenário atual, o que a empresa já construiu em relação à marca e o que vale a pena manter, excluir ou alterar.

Portanto, é importante alinhar as expectativas de todos os envolvidos e entender os sentimentos de cada um. Além disso, estudos de mercado e produto também serão importantes para que a equipe responsável pelo projeto de branding esteja preparada para o trabalho.

02 . Definição dos objetivos

Com uma prévia compreensão do produto, é hora de colocar a mão na massa. Para definir os objetivos da marca é preciso identificar as oportunidades que podem ser exploradas. 

Essas duas primeiras etapas fazem parte de um estudo que nos ajudará a ter certeza do caminho que queremos seguir, de que lugar queremos ocupar na mente do nosso consumidor e de como faremos para construir essa conexão.

03 . Storytelling (a arte de contar histórias)

O seu negócio tem uma história e é hora de relembrar como tudo começou: o que motivou a fundação ou criação da empresa ou produto? Geralmente, a essência da marca está evidente neste relato e é por isso que devemos resgatá-lo.

No entanto, há um desafio gigantesco nessa tarefa, pois como diria Donald Miller em seu livro Storybrand, “os consumidores geralmente não se preocupam com a história de quem lhes fornece os produtos ou presta serviços; mas com as próprias histórias.”

Isso quer dizer que o seu cliente, e não a marca, deve se tornar o verdadeiro herói desta narrativa. Esse é o segredo das marcas mais bem-sucedidas do mundo. Portanto, o que precisamos fazer é encontrar essa conexão para criar uma mensagem com a qual o cliente possa se identificar.

04 . Definição da proposta de valor

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, é um homem que sabe bem o que é branding. Segundo ele:sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.”

Dessa forma, quando apresentamos nossa proposta de maneira clara, criativa e objetiva direcionamos os pensamentos dos clientes a nosso respeito. Se não definimos, damos margem para que pensem o que quiserem.

Por isso, é importante definir a proposta de valor. Ou seja, aquilo que a empresa faz de melhor pelos clientes, e pelo que ela gostaria de ser lembrada. 

Além disso, nesta etapa deve ser feita uma análise de aspectos do consumidor – como os ganhos, dores e tarefas que ele precisa realizar para solucionar um problema – e da solução – quais são os produtos ou serviços, como eles geram ganhos e como aliviam dores.

Assim sendo, a partir dessa definição, podemos construir uma mensagem que deverá ser reforçada continuamente nos materiais e comunicações da marca. 

branding 10 passos marca forte

05 . Missão, visão e valores

A definição do clássico trio “missão, visão e valores” também pode fazer parte de um projeto de branding. Afinal, essa ferramenta ajuda a direcionar as estratégias do negócio de acordo com o que a empresa espera representar na sociedade. 

Vamos relembrar o que cada um significa?

Entretanto, lembre-se que o branding não existe apenas para se comunicar com os clientes. Colaboradores devem respirar a sua marca, se sentir parte dela. Em suma, missão, visão e valores são parte da alma do seu negócio, todos devem zelar por esses princípios. Mas lembre-se, não adianta apenas fixar os “famosos” quadros na parede.

06 . Manifesto de Marca

O manifesto da sua marca é a sua voz no mundo. É uma bandeira que a sua empresa levanta, uma mensagem que transmite todos os pontos definidos até aqui numa linguagem que os clientes compreendam.

Um manifesto de marca é um texto afetivo que comunica o propósito da empresa. É um marco importante no projeto de branding. Veja alguns exemplos de manifesto de marca criados aqui na mosca.

Anterior
Próximo

07 . Quem é o consumidor?

Como em qualquer ação de marketing, precisamos conhecer nosso público-alvo. Mas é importante ir além dos dados demográficos (idade, gênero e local). Queremos saber quais são os desejos, dores, preocupações e motivações do nosso consumidor, porque só assim conseguiremos estabelecer conexão com ele. 

Portanto, definir o perfil ideal dos clientes também é importante para termos visão de quem receberá nossas comunicações. Assim, podemos ajustar nossos conteúdos de acordo com o comportamento do consumidor. Conhecer os anseios e dores do público nos capacita a oferecer produtos ou serviços que atendam ou superem suas expectativas.

08 . Cores e sensações

Antes de entrarmos na parte de identidade visual, e baseado em tudo o que foi definido até aqui, precisamos refletir sobre as sensações que queremos provocar na nossa persona. Esse exercício é importante para nos ajudar a escolher a nossa paleta de cores.

Entretanto, uma cor sozinha não comunica muita coisa. Tudo depende do contexto em que ela está inserida. Mas, compreendendo a intenção da marca, podemos usar a psicologia das cores para orientar a nossa decisão.

identidade visual marca empresa

09 . Identidade Visual

Finalmente chegamos na parte mais esperada. Mas viu só como tivemos muito trabalho antes disso? Isso é para você ver que o projeto de branding vai muito além do design.

Assim sendo, criar a identidade visual da marca depois de uma boa definição da proposta de valor, persona, manifesto e etc. colabora para a construção de uma mensagem mais coerente com a intenção da marca.

Nesta etapa os elementos visuais, como por exemplo, logotipo, estilo e tipografia são criados. Veja mais no artigo em que mostramos 5 projetos de marca para supermercados para se inspirar!

10 . A marca como pessoa

Você já reparou que algumas marcas realmente parecem pessoas, ao ponto de seus clientes se comunicarem com elas de uma forma muito pessoal? É o caso de empresas como, por exemplo, Netflix, Nubank, Magazine Luiza e tantas outras. 

Esse comportamento não é fruto do acaso, mas sim uma postura adotada estrategicamente para criar conexão com o público.

branding 10 passos marca forte

Na imagem acima você vê uma fala da Netflix, onde ela afirma ser uma menina. O fato está ligado ao que chamamos de brand persona – uma representação de como a marca seria se fosse um ser humano. 

Mas para completar o nosso projeto de branding, vamos imaginar como a marca falaria (tom de voz), escreveria, agiria e qual seria a sua essência se ela fosse um ser humano. Também podemos definir o arquétipo de marca que melhor a representa e, assim,  criar uma breve biografia da nossa brand persona.

Falaremos mais sobre arquétipos nos próximos artigos, inscreva-se no campo ao final desta página para receber os conteúdos em primeira mão.

Agora que você já conhece as etapas de um projeto de branding, que tal começar o seu?

O projeto de branding é o primeiro passo para começar a comunicar a sua marca com profissionalismo e estratégia. Muitas empresas deixam essa importante etapa para depois e acabam propagando mensagens confusas para o público.

Ao final do projeto você terá o guia completo do posicionamento da marca/negócio, uma ferramenta estratégica muito importante para dirigir a produção de todos os conteúdos de comunicação, além de toda parte estética (design) criados para tangibilizar as entregas da sua empresa/produto/serviço.

Essa é a diferença entre organizações que conseguem se apresentar para o mercado como uma marca forte e posicionada, mesmo que estejam começando ou que sejam ainda de pequeno ou médio porte. 

Portanto, se você quiser dar esse passo hoje e começar o seu projeto de branding clique no botão abaixo e veja como a Mosca pode te ajudar!

Mayer Lana

Mayer Lana

Designer e Diretor de criação da Agência Mosca

5/5

Inscreva-se para receber novos conteúdos

Mantenha-se atualizado e aprenda com os melhores

MAIS ARTIGOS

MAIS PROJETOS DA MOSCA

Quer potencializar o seu negócio?

Chame agora no Whatsapp!