Como criar a identidade visual de uma empresa?

Neste artigo ensinamos como criar uma identidade visual da empresa com 5 elementos essenciais e por que não deixar para depois!

Compartilhe esse post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você já parou para pensar sobre a importância de como as pessoas enxergam sua empresa? Se os olhos são a janela da alma, então podemos dizer que eles também são as portas para nos conectarmos com o nosso público. Por isso, neste artigo, iremos te explicar como criar a identidade visual de uma empresa, que é um dos pontos principais para sua marca se destacar positivamente no mercado.

Se você leu o artigo projeto de branding: 10 passos para construir uma marca forte, você já sabe o quanto a conexão com a nossa persona é importante (se não leu, recomendamos). Agora é hora de falarmos sobre uma das etapas mais relevantes para alcançar esse objetivo: a criação da identidade visual do seu negócio.

identidade visual empresa

As cores e formas, dentro de um contexto, têm o poder de expressar diferentes sentimentos. A comunicação através de uma imagem é tão poderosa que fica gravada na mente do público. Afinal, é com esses conceitos que a identidade visual trabalha.

Quem abre uma empresa precisa pensar na criação de uma identidade visual autêntica e marcante. É nela que o cliente vai ancorar a percepção de valor que teve com a marca!

Certo ditado diz que quem não é visto não é lembrado, mas será que só ser visto é o suficiente? Algumas empresas gastam muito dinheiro em mídias pagas sem fazer o básico: criar uma comunicação visual forte

Desse modo, investem alto para que o público as veja, mas continuam caindo no esquecimento, ou passando a mensagem incorreta, porque não têm uma identidade visual forte, com posicionamento claro e coerente com seu discurso.

É importante definir como queremos que o público nos veja. Portanto, se sua empresa ainda está começando, esse é o melhor momento! Deixar para depois pode ser um grande erro.

Por isso, no conteúdo de hoje você entenderá a importância de uma criação de arte bem definida. Conheça também os 5 elementos essenciais para criar a identidade visual de uma empresa.

O que é identidade visual?

Identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais que servem para caracterizar uma marca em todas as comunicações. É a forma como a sua empresa se apresenta visualmente para o mundo.

Para ficar mais claro, digamos que a marca é uma pessoa estilosa. A identidade visual são as roupas descoladas que só ela usa. Mais adiante esse conceito ficará mais claro.

Contudo, uma identidade visual concisa ajuda a consolidar a mensagem que a empresa quer passar para o mercado. A iniciativa de design pode gerar frutos interessantes no médio a longo prazo. Para se ter ideia, em uma pesquisa realizada pela SmartTalk 89% dos participantes relataram aumento de faturamento depois de investirem em identidade visual. 

Por isso, saber como criar a identidade visual de uma empresa é muito relevante e necessita de técnicas específicas.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Você deve concordar que é mais fácil entender uma mensagem quando existe um elemento visual envolvido. No entanto, no contexto de uma marca, uma imagem sempre está relacionada a outra. Veja o que acontece quando não existe uma identidade definida:

identidade visual marca empresa

Perceba como as cores não estão harmonizadas. Cada post usa um tipo de letra. As ilustrações não combinam. Esse feeds parecem confusos e amadores. Não que você precise de um feed perfeito, mas os elementos visuais precisam seguir um padrão que faça sentido. 

Provavelmente essas empresas não conta com um designer para realizar as criações. Mas quer saber de uma coisa? Até quem não é profissional, pode ter mais sucesso depois de compreender os princípios básicos de design que são: alinhamento, contraste, proximidade e REPETIÇÃO. 

Em suma, a repetição de formas e estilo cria um padrão que ao ser reproduzido constantemente ajuda a construir uma identidade. 

Veja agora esses outros exemplos:

Veja como as cores combinam. As letras se encaixam com suavidade. As imagens seguem um padrão. Isso é uma identidade visual no instagram, mas o intuito é que todas as comunicações (site, impressos, apps, emails) da empresa sigam o mesmo conceito.

Reforçar a identidade visual em diferentes canais ajudará o cliente a lembrar do seu negócio. Já reparou que as franquias são reconhecidas em qualquer lugar do mundo, até mesmo em culturas completamente diferentes? É porque elas levam a sério esse trabalho.

Mas agora que você já entendeu a importância da identidade visual, vamos conhecer os elementos necessários para criar a sua marca.

Elementos para criação de identidade visual

Um projeto de criação de identidade visual deve desenvolver os principais elementos de design utilizados no dia a dia de uma empresa. Estes podem ser:

O projeto deve estabelecer  padrões para a aplicação da identidade visual em todos os pontos de contato da marca, como por exemplo:

E, ainda, nos meios digitais com:

Os 5 elementos essenciais para criar a identidade visual de uma empresa

Vamos conhecer alguns dos itens citados acima com mais profundidade? Começando pelo mais básico de todos: 

identidade visual marca empresa
Fonte: https://nubank.com.br/

Grandes marcas que sabem usar as cores a seu favor, têm a oportunidade de criar uma conexão rápida com os seus clientes. Um grande exemplo disso é o Nubank, o banco digital que até apelidou seu principal produto de “roxinho”.

O Nubank tinha uma missão: acabar com a complexidade no mundo financeiro. A proposta tinha um ar de ousadia. O serviço é totalmente baseado em inovação. A empresa vinha acompanhada de uma roupagem muito jovem. 

Por isso, a cor escolhida caiu como uma luva dentro do contexto do banco. O roxo representa criatividade, sabedoria e riqueza (ora, tudo a ver não é mesmo?). Casos como esse mostram que essa é uma decisão muito mais importante do que parece.

A psicologia das cores é um tema frequentemente abordado em design. Desse modo, definir uma paleta, que é um conjunto de cores que combinam entre si e que são usadas em todas as comunicações da empresa, é um dos passos fundamentais para definir a sua identidade visual.

identidade visual marca empresa

Assim como as cores, o tipo de letra escolhida também ajudará a reforçar a mensagem da sua empresa para o mundo. A tipografia, do grego typos = forma e graphein = escrita, se refere ao estilo e formato das letras usadas na sua marca.  

Esse é um elemento importante para a identidade visual do negócio, porque aparecerá no logotipo e em diversos materiais escritos. Entretanto, existem diferentes estilos de fontes, cada uma pode provocar uma sensação diferente. 

Saiba mais sobre tipografia e conheça 6 fontes inspiradoras para designers gráficos no vídeo abaixo:

 

Definir critérios para o estilo fotográfico é importante para enriquecer a identidade visual que desejamos construir. Afinal, fotos podem ser usadas em diferentes canais: sites, apps, redes sociais, impressos e muitos outros.

Desse modo, grandes marcas definem o estilo fotográfico a partir de sensações que desejam transmitir: simplicidade, modernidade, proximidade, sofisticação, etc. Por exemplo:

Anterior
Próximo

A Starbucks optou por manter uma linha simples e intimista nas suas composições. As imagens, na maioria das vezes, mostram o tradicional copo de café da loja.

Segundo o brandbook da empresa: “A fotografia usada busca transferir o clima e o ambiente de nossas lojas para as imagens, dando um tom metaforicamente confortável a elas.” 

Veja mais sobre a direção de arte da Starbucks no brandbook da marca.

Definir critérios para criação de ícones e ilustrações também é importante para enriquecer a identidade visual da marca.

Em sites e aplicativos por exemplo, geralmente, os ícones são elementos importantes que devem seguir um padrão para manter a harmonia. Veja, por exemplo, alguns dos elementos iconográficos usados pela Uber.

identidade visual marca empresa
identidade visual marca empresa

Veja que todos eles são parte de uma mesma linha criativa, e não é à toa. No projeto oficial você pode verificar detalhes ricos da criação dos ícones e imagens usados nas comunicações da empresa.

O mesmo se aplica às ilustrações. Veja como elas seguem princípios bem definidos. Clique aqui para ler o documento com todos os detalhes das ilustrações da Uber.

Por fim, o logotipo. Um dos elementos mais importantes para a identidade visual da sua marca. O logotipo pode ser composto por duas partes:

1ª O nome escrito da empresa/produto (que levará em conta a tipografia escolhida)

2ª Um símbolo que represente seu negócio (opcional)

A essas duas partes, que podem ser usadas juntas ou separadas, algumas pessoas atribuem títulos diferentes. Por exemplo: logotipo para o nome escrito e logomarca para o símbolo. Outros profissionais consideram o termo logomarca redundante e incorreto.

Dessa forma, independente de como é chamado, criar um logotipo que expresse o propósito do seu produto, serviço ou empresa é essencial para ocupar um espaço na mente do seu público. Clique aqui para ver exemplos de logotipos criados na Mosca.

Quer ajuda para criar a identidade visual da sua empresa? Conte com a Mosca!

Agora que você viu nesse artigo como criar a identidade visual de uma empresa é um passo importante para a sua marca, não importa o tamanho do seu negócio, se você quer que levem o seu propósito a sério, é necessário que as direções de design não sejam negligenciadas.

Mas fique em paz porque vamos te ajudar nessa missão. E não se preocupe, esse investimento será feito apenas uma vez, mas te retornará frutos por muito tempo.

Quer dar esse passo agora? Clique no botão abaixo e veja como começar seu projeto de identidade visual com a Mosca.

Mayer Lana

Mayer Lana

Designer e Diretor de criação da Agência Mosca

5/5

Inscreva-se para receber novos conteúdos

Mantenha-se atualizado e aprenda com os melhores

MAIS ARTIGOS

MAIS PROJETOS DA MOSCA

Quer potencializar o seu negócio?

Chame agora no Whatsapp!